Publicidade

header ads

Rita Lee, Rainha do rock brasileiro morre aos 75 anos, em São Paulo


A cantora e ícone do rock nacional, Rita Lee, faleceu aos 75 anos em sua residência em São Paulo, na noite de segunda-feira (8). A confirmação da notícia foi feita nesta terça-feira (9) através das redes sociais oficiais da cantora e seu marido, Roberto de Carvalho. A nota divulgada informa que a cantora foi cercada pelo amor de sua família até o fim.


O velório de Rita será aberto ao público e acontecerá no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. De acordo com a vontade da artista, seu corpo será cremado em uma cerimônia particular. A família agradece o carinho e o amor de todos neste momento de profunda tristeza.


Em 2021, Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão e, após receber tratamento, conseguiu se curar da doença. Contudo, ainda estava em processo de recuperação.


BIBLIOGRAFIA 




Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, filha de Charles Fenley Jones, dentista de ascendência norte-americana, e Romilda Padula Jones, pianista e filha de imigrantes italianos. Ela teve duas irmãs, Virgínia e Mary Lee, e é mãe de três filhos, Beto, João e Antônio, além de ter uma neta, Izabella, e um neto, Arthur.


Aos 15 anos, Rita Lee aprendeu a tocar bateria e, aos 16, participou do trio vocal feminino "Teenage Singers". Ao longo de sua carreira, formou vários grupos musicais, incluindo "Six Sided Rockers" e, ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, "O Konjunto", que mais tarde se tornou "Os Bruxos". Nos anos 1960, o trio Rita, Arnaldo e Sérgio fundou a banda "Os Mutantes" e lançou cinco discos antes de Rita decidir seguir carreira solo em 1972, com o álbum "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida".


Ao longo de sua trajetória, Rita Lee lançou vários álbuns solo, incluindo "Atrás do Porto Tem uma Cidade" (1972), "Fruto Proibido" (1975) e "Refestança" (1976). Ela também integrou a banda "Tutti Frutti" e produziu seus discos em parceria com o marido, Roberto de Carvalho, a partir de 1979. Em 1995, a artista fez a abertura da turnê dos Rolling Stones e, no início dos anos 2000, lançou "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar" (Bossa'n'Beatles) e "Balacobaco" em 2001 e 2003, respectivamente.


Rita Lee se despediu dos palcos em 2012 e tem feito aparições públicas cada vez mais raras desde então.


ATRIZ, APRESENTADORA E ESCRITORA 


A carreira de Rita Lee foi diversificada e incluiu atuações em filmes como “Dias Melhores Virão”, “Tanta Estrela por Aí…” – com prêmio no Festival de Cinema em Gramado – e “Durval Discos”. Ela também participou de novelas como “Top Model” e “Vamp”, além de apresentar o programa “TVLeezão” na MTV e integrar o Saia Justa da GNT. Além disso, Rita Lee publicou livros infantis como “Dr. Alex – Quem Canta Conta”, “Dr. Alex e os Reis de Angra” e “Dr. Alex na Amazônia”.


 Em 2016, ela lançou uma autobiografia que conta detalhes desde o início de sua carreira musical até experiências familiares e fotos inéditas.


Postar um comentário

0 Comentários