No início da tarde desta sexta-feira, 18, um homem com idade entre 35 a 40 anos sofreu uma queda de paramotor no oceano em Pontal do Paraná, na região de Praia de Leste próxima à Associação Banestado. A vítima sofreu convulsões na queda e se afogou, no entanto a rápida ação do Corpo de Bombeiros do Paraná, por meio de guarda-vidas atuantes na região e de equipe do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), fez com que o homem, que fazia voo solo, fosse salvo na areia da praia. Ele foi encaminhado e segue internado no Hospital Regional do Litoral (HRL).
"Por volta das 13h20 entrou uma solicitação ao Corpo de Bombeiros através de guarda-vidas em torno da queda de um paramotor, aonde um cidadão que estava pilotando este equipamento decolou e logo em seguida sofreu uma queda no mar, aproximadamente 50 metros a frente da última linha de arrebentação. Havia dois postos de guarda-vidas na região da Associação Banestado, em Praia de Leste, aonde os bombeiros deram entrada no mar e fizeram a retirada desta vítima que é um senhor de 35 a 40 anos", afirma o capitão do Corpo de Bombeiros, Douglas Martim Konflanz. Segundo ele, imediatamente foi acionada uma equipe de helicóptero do BPMOA que realizou os primeiros atendimentos.
Segundo o capitão, os bombeiros já no resgate descobriram que a vítima estava no grau 5 de afogamento, ou seja, com parada respiratória. "Na areia, nos primeiros procedimentos, conseguiram resgatar a respiração expontânea da vítima, entretanto ele estava confuso e desorientado pelo impacto da queda que ele sofreu na água. Acreditamos que ele sofreu uma convulsão, ou seja, um desmaio. Ele passou por aproximadamente 45 minutos de procedimento na areia pela equipe, foi sedado na areia, entubado pelo médico e conduzido ao Hospital Regional do Litoral (HRL) pela aeronave, com apoio também do SAMU", explica.
"A localidade e a ação rápida, enfim, tudo fez uma conversão para o sucesso do salvamento da vítima", explica o capitão, sendo que a equipe de guarda-vidas já atendeu ele rapidamente já na água. "A vítima estaria sozinho fazendo este voo. Pelas informações das equipes ele seria um aluno de uma escola de paramotor, esta informação preliminar chegou até nós, ainda não confirmamos, sendo que ele estava fazendo um voo solo e não duplo", complementa.
Fonte Folha do Litoral News
0 Comentários