Mais de mil unidades de palmito in natura foram apreendidos por policiais militares do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb – FV), na noite de domingo, 23, na cidade de Antonina. Na ação foram detidos dois homens e apreendido um veículo onde estava sendo transportado o produto.
Tudo começou por volta das 23 horas, quando uma equipe do 3º Pelotão da 1ª Companhia Ambiental, durante patrulhamento pela localidade do Rio do Meio, proximidades do quilômetro 10 da PR-340, avistou um veículo Fiat Fiorino, com placas de Registro, no Estado de São Paulo, e desconfiou quando o motorista reduziu a velocidade ao perceber a aproximação da viatura.
Como o carro é muito usado para o transporte irregular de palmito na região, os policiais resolveram aguardar o retorno pela rodovia, para fazer a abordagem.
Após duas horas de espera o Fiat Fiorino apareceu e os policiais fizeram a abordagem e verificaram que era ocupado por dois homens de 37 anos, ambos com endereço na cidade de Juquiá (SP).
Na revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com os suspeitos, mas ao ser verificado o compartimento de carga do utilitário, os policiais localizaram 22 feixes de palmito jussara (Euterpe Edulis) in natura, totalizando 1.060 unidades da planta, a qual consta na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.
Os palmitos, juntamente com o veículo foram apreendidos e os autores conduzidos ao posto da Polícia Militar Ambiental, na localidade do Cacatu, para a elaboração de Termo Circunstanciado, e vão responder na Justiça por crime ambiental.
Em suas declarações, os detidos se reservaram no direito de só se pronunciar em juízo. Eles ainda foram multados no valor de R$ 318.000,00 e liberados depois de serem orientados e assinarem toda a documentação.
Fonte Agora Litoral
0 Comentários