Publicidade

header ads

Polícia Ambiental faz fiscalização na baía de Guaraqueçaba

Com a véspera da liberação da captura de caranguejo-uçá, na manhã de domingo, 25, policiais militares da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) intensificaram o patrulhamento nos rios e mangues, com maior observância na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, com o intuito de prevenir e reprimir eventuais práticas delituosas.

Logo no início da atividade, os militares abordaram embarcações e orientaram os condutores e tripulantes quanto à legislação referente à pesca e o defeso do robalo, o qual está em vigor até 31 de dezembro. Na sequência, foi flagrada uma rede (60 metros x 3 metros, malha 13 cm) armada em local proibido, junto às pedras, na Ilha da Banana, contrariando a Portaria 12 do Ibama de 20/03/2003, sendo apreendida e encaminhada ao posto ambiental de Guaraqueçaba para os procedimentos cabíveis.

Em seguida, em um manguezal em frente à Pedra do Veado, os militares flagraram dois indivíduos em atitude suspeita, os quais, ao avistarem a embarcação se aproximando, fugiram para o manguezal, não sendo possível sua abordagem.

Durante as buscas, foram localizados sacos contendo 10 dúzias de caranguejo-uçá (ucides cordatus), prontos para o transporte, contrariando a portaria IAP, sobre o defeso do animal, o qual só pode ser capturado no período de 1.º dezembro a 14 de março. Os caranguejos foram soltos, logo em seguida, em seu habitat.

A Polícia Ambiental informa que as ações continuarão por toda a área costeira e também em bloqueios de vias em pontos estratégicos do litoral paranaense.

Fonte Agora Litoral

Postar um comentário

0 Comentários