Publicidade

header ads

UPA sem médico, vira boletim de ocorrência em Paranaguá

Um boletim de ocorrência foi registrado por volta de 8:00h dessa quarta-feira 5 de abril, só que não por um paciente, e sim por uma equipe do SAMU, a qual deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento - UPA às 7h06min, com duas vítimas de acidente de trânsito.

Mas logo na chegada foram informados que a unidade não possuía médico, a ausência do médico foi informado por uma enfermeira que presta serviço no local.

Diante da informação as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional, sobrecarregando a casa hospitalar, onde segundo o protocolo, a obrigação de atendimento seria na UPA, já que as vítimas estavam com ferimentos considerados leves.

Nossa equipe entrou em contato com um médico da cidade, e fomos informados pelo profissional que isso é inadmissível, já que nesse caso configura omissão de socorro, ainda ressalta que caso um paciente em espera por atendimento venha a óbito na ausência de um médico, o profissional que se ausentou poderá responder por homicídio.

Uma troca de plantão, ou o afastamento do médico em serviço, só poderá ser realizado com a presença de outro profissional assumindo suas responsabilidades, não podendo deixar a unidade sem médico nem por um minuto, e essa fiscalização tem que ser acompanhado por alguém responsável da prefeitura.

A divulgação da melhora no sistema de saúde da cidade, não corresponde com a realidade, só quem trabalha na área ou sofre com essa falta de comprometimento é a população parnanguara.

Postar um comentário

0 Comentários