Publicidade

header ads

Jabutis doados ao IAP são entregues a criador em Morretes

Um morador de Mariluz entregou voluntariamente 35 jabutis que eram criados em sua propriedade para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os animais foram levados até Umuarama, em um primeiro momento, e já transportados até Morretes.

 O doador herdou os animais de seu pai, mas não queria mais ficar com eles. Por isso realizou a doação para o Instituto. De acordo com o chefe regional do IAP, Geraldo Magela, o animal é silvestre, mas domesticado e por isso muitas pessoas o criam em suas casas. O jabuti é de fácil adaptação e, depois de acostumado com o ambiente, costuma botar ovos todos os anos.

“Algumas pessoas acabam adotando um filhote, pois é bonitinho. Porém, ele cresce e alguns acabam sendo abandonados. Eu mesmo já encontrei um na beira de uma rodovia, com o casco rachado. Levei para casa, onde ele permaneceu por alguns meses e depois entreguei para um criador”, explica.

Os jabutis entregues ao IAP têm idades variadas: desde filhotes até animais mais velhos, aparentemente com mais de 50 anos. Eles foram levados para um criador, na cidade de Morretes. “É um dos únicos criadores que recebe jabutis no estado. Lá provavelmente eles viverão em um ambiente amplo, ficando soltos, e depois devem ser reinseridos na natureza”, informou Magela.

Matéria e fotos Massa News

Postar um comentário

0 Comentários