Um fato lamentável foi registrado por volta de 17:00 da ultima sexta-feira (10), no centro de Paranaguá no litoral do Paraná, onde
um homem acometido de diabetes, acabou sofrendo um mal súbito em via pública, gerando várias reclamações no local a respeito da demora no atendimento do SAMU, mas oque realmente aconteceu, vamos explicar nessa matéria que já vai servir como alerta para toda população.
Uma das pessoas que estava acompanhando a situação, não se sabe ao certo se familiar, ou alguém que passava pelo local, fez o primeiro contato com o SAMU, sem ao menos se identificar, e muito ríspido, o homem, não passou detalhes da ocorrência e nem se quer o estado de saúde da vitima, apenas relatou que um homem tinha sofrido um mal súbito, sofria de diabetes e que precisava de um atendimento do SAMU com muita urgência, ameaças foram também lançadas contra as atendentes como " você não sabe com quem esta falando, eu não quero saber, quero uma ambulância agora", fato considerado corriqueiro pelos atendes da regulação do SAMU, ou seja, toda essas ligações e ameças, tomaram cerca de 20 minutos, fato que poderia ser o suficiente para levar a morte de um paciente em estado grave.
O fato é, SAMU segue um protocolo de atendimento médico, baseado na PORTA RIA Nº 2048, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2002, e quem explica para nós como ela funciona, é o Doutor João, Médico responsável por alguns plantões no Serviço de Atendimento Medico de Urgência - SAMU do litoral do Paraná, " Segundo a referida portaria, utilizamos parâmetros técnicos, pré estabelecidos, para a destinação correta dos recursos. O SAMU existe para atendermos a população e devemos fazer o máximo para mantermos um atendimento de excelência e para darmos a maior cobertura possível, às pessoas que necessitam de cuidados médicos. Infelizmente algumas pessoas acham que o SAMU funciona como serviço de "táxi" e que existe sempre a obrigatoriedade de atendimento, porém devemos lembrar que existe uma central de regulação e que nela, trabalham diversos profissionais treinados para prestar atendimento. Toda a equipe de regulação é gerida pela figura do Médico Regulador, que é sempre o responsável pelas tomadas de decisões e pela liberação dos recursos que serão utilizados".
Ainda segundo o Dr João, todas as informações repassadas para o operador e de suma importância "O que todos deveriam entender é que precisamos nos basear nas informações passadas pelo solicitante, para podermos prestar o melhor atendimento e destinarmos o recurso necessário, para cada tipo de agravo à saúde. Existem situações que deverão ser atendidas por unidades de suporte avançado, com a presença de médicos e enfermeiros, em algumas ocasiões com necessidade da utilização de aeronaves. Outras situações serão atendidas por unidades básicas, com técnicos de enfermagem e condutores. Também nos deparamos com situações que deverão ser atendidos pelas viaturas sanitárias (aquelas brancas, pertencentes aos municípios) que estarão tripuladas somente por motorista e que servem basicamente, para o transporte de vítimas que não necessitam de tratamento de urgência ou emergência " disse o experiente médico a nossa equipe.
O médico regulador, tem a prerrogativa legal de negar atendimento, quando julgar que o caso não necessita de atendimento, porém devemos lembrar que para qualquer tipo de julgamento, os médicos da regulação precisam do maior número de informações possíveis e que estas informações partem dos populares, " Infelizmente ainda não temos câmeras que possam nos mostrar os locais de ocorrência em tempo real, para que possamos tomar a melhor conduta e enquanto isto não for possível, dependeremos das informações prestadas " reforçou o Dr João.
Fica um alerta, Quando entrarem em contato com o SAMU, estejam ao lado das vítimas, procurem saber o maior número de informações possíveis e passem com clareza, pois somente assim, ser destinado o recurso correto, a todas as pessoas que tem o direito de serem atendidas.
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